Escorpião

Os Escorpiões são animais invertebrados artrópodes, foram eles os primeiros artrópodes a conquistar o ambiente terrestre. Atualmente já estão catalogadas cerca de 1600 espécies. No Brasil existem cerca de 140 espécies.

São animais que preferem viver em áreas comuns à temperatura entre 20 ºC e 37 ºC, mas sobrevivem em temperaturas de 14 ºC a 56 ºC. São carnívoros e têm geralmente hábitos noturnos e crepusculares, quando caçam e se reproduzem. Alimentam-se de insetos invertebrados tais como: cupins, grilos, moscas, baratas, aranha, etc.

O ferrão do escorpião, além de servir para agarrar a presa, se defender, e no acasalamento, inocula na presa um veneno. Este veneno contém uma série de substâncias, dentre elas, neurotoxinas, histaminas, seratoninas, enzimas, e outros. O grau de toxicidade do veneno vai depender da espécie.

A presença destes aracnídeos no meio urbano se deve, muitas vezes, as condições favoráveis fornecidas pelo próprio homem, através do transporte de cargas em caminhões e ferrovias , distribuindo-se em diversas regiões. Nas áreas urbanas podemos encontrá-los em locais com infestação de baratas, em terrenos baldios, onde haja acúmulo de entulhos e materiais de construção, em jardins sem a devida conservação


Por que fazer o controle de escorpiões?


É necessário controlar as populações de escorpiões pelo risco que representam para a saúde humana, já que a erradicação dessas espécies não é possível e nem viável. No entanto, o controle pode diminuir o número de acidentes e, conseqüentemente, a morbi-mortalidade.

Algumas espécies de escorpiões são extremamente adaptadas a ambientes alterados pelo homem.

Esses animais desempenham papel importante no equilíbrio ecológico como predadores de outros seres vivos, devendo ser preservados na natureza. Já nas áreas urbanas, medidas devem ser adotadas para que seja evitada a sua proliferação, por meio de ações de controle, captura (busca ativa) e manejo ambiental.

Desta maneira, identificar e conhecer a distribuição de escorpiões prevalentes permitirá planejar e dimensionar as estratégias mais adequadas de controle para uma determinada área. Dessa forma, é possível realizar o serviço de conscientização da população e prevenção dos acidentes por escorpião.


No Brasil, as espécies mais importante em saúde pública pertencem ao gênero Tityus: Tityus serrulatus, Tityus bahiensis, Tityus stigmurus, Tityus metuendus, Tityus costatus.

Conheça a biologia das principais pragas que atingem nosso meio urbano:

Back to Top