Mosca

Existem muitas espécies de moscas. Mas somente algumas espécies estão entre a fauna sinantrópica que com frequência ocorre em elevado número no ambiente urbano, ocasionando um grande incômodo a população e também prejuízos econômicos as industrias, além de propiciar um maior risco de veiculação de doenças, como as entéricas, nas quais as moscas atuam como vetor mecânico.

Atualmente, entre as moscas da fauna sinantrópica, destacam-se a mosca doméstica (Musca domestica) e as moscas varejeiras (várias famílias de classificação).

  • A mosca doméstica é a espécie mais conhecida e mais comum entre as moscas. Ela pode pousar em comida, contaminando-a de bactérias e propagando assim, várias doenças.

  • A mosca varejeira é o nome comum dado a diversas moscas de diferentes famílias. Possuem como característica principal o fato de depositarem seus ovos em tecidos vivos ou mortos de vertebrados. A larva é parasita obrigatório, enquanto os adultos são de vida livre. Causam no hospedeiro uma afecção parasitária devida à infestação dos tecidos ou cavidades do corpo.

Conheça a biologia das principais pragas que atingem nosso meio urbano:

Back to Top