Formiga

As formigas são o grupo mais popular dentre os insetos, são interessantes porque formam níveis avançados de sociedade. Embora as formigas sejam facilmente reconhecidas, outros insetos se assemelham muito a elas, como algumas vespas e mutilídeos. A característica marcante na identificação de uma formiga é a presença de uma cintura. Outra característica importante está na antena, que apresenta forma de um cotovelo. A colônia pode ter uma ou várias rainhas, estas podem se acasalar com um ou vários machos.

As formigas constituem um dos grupos de insetos sociais de maior sucesso, ocorrendo em quase todos os locais, mais apresentam maior diversidade nas regiões tropicais. Elas são componentes importantes dos diferentes ecossistemas terrestres, contribuindo para manter o ambiente favorável às atividades humanas. Porém as formigas podem causar um problema sério, sendo elas vetores mecânicos de bactérias e fungos, podem contaminar o ambiente por onde passam.

Locais perigosos para uma formiga estar: cozinha, hospital (problema sério, devido a contaminação), equipamentos eletrônicos, etc.

São muitas espécies de formigas, cerca de 10.000 espécies, sendo que no Brasil já foram catalogadas mais de 2000 espécies.

Principais espécies domésticas

Formiga Fantasma

Tapinoma melanocephalum

Formiga Louca

Paratrechina longicornis

Formiga Acrobática

Crematogaster spp.

Formiga Sará-sará ou carpinteira

Camponotus spp.

Formiga do Faraó

Monomorium pharaonis

Formiga Cabeçuda

Pheidole spp.

Formiga do Fogo

Wasmannia auropunctata

Formiga Argentina

Linepithema humile

Formiga Lava Pés

Solenopsis spp.

Conheça a biologia das principais pragas que atingem nosso meio urbano: